Todas as organizações têm dificuldades, sejam com a estrutura física ou o capital humano. Contudo, o que as diferencia é a forma de lidar com esses problemas. A análise constante de cenários e se antecipar aos fatos podem ser uma estratégia importante para dirimir os impactos e alinhar ações para a contenção de danos.

A estrutura organizacional requer constante atenção para que as empresas consigam se manter no mercado de maneira atualizada e competitiva. Observe o que seu concorrente está fazendo, quais são os novos entrantes no mercado e como anda o cenário econômico e socioambiental.

Sua cultura organizacional e as políticas estão atualizadas e são informadas aos seus colaboradores adequadamente? Observar a percepção seus pares têm da sua empresa pode ser um sinal de que algo está errado. Todavia, grande parte das organizações possuem uma dificuldade em comum que é o capital humano, um dos maiores ativos das organizações e que nem sempre é visto de maneira adequada. Alguns fatores podem impactar como um recrutamento adequado, dando prioridade ao interno como fator de valorização e reconhecimento, bem como o treinamento e desenvolvimento, visando à adequação às suas necessidades e por consequência transformando e capacitando os profissionais.

É importante ressaltar que é melhor uma ação preventiva à corretiva, visto que quando se previne entendendo as lacunas da organização é mais adequado do que as ações corretivas que visam reduzir danos já instalados.

Diagnosticar os fatores que podem trazer problemas é sempre a melhor ação e, ainda, realizar um plano de ação claro e coerente com os objetivos pode ser uma estratégia de desenvolvimento organizacional fundamental para eliminar as dificuldades e crescer no mercado em que está inserido ou até avançar para novos mercados.

É fundamental que a organização busque profissionais especializados para efetuar esse diagnóstico e envolva seus colaboradores nessa empreitada, ouvindo suas principais contribuições e levando em consideração que são as pessoas envolvidas diretamente em suas tarefas que possuem mais informações e conseguem dar um real panorama da situação.

Reflita se prefere conter danos ou se antecipar as situações que podem impactar financeira, economicamente e socialmente na sua organização. Dessa forma, fica mais viável equacionar as dificuldades e crescer em mercados cada dia mais competitivos.

Márcia Reis

Leia também:
https://ledonnectd.com.br/a-pandemia-e-a-nova-realidade-das-organizacoes-como-ser-antifragil/