A transformação no ambiente corporativo é visível, principalmente a partir dos anos 90 e com o reconhecimento da sociedade do conhecimento e da informação, advinda, principalmente, com a expansão da internet.

O que é a sociedade do conhecimento e como surgiu? Nas décadas passadas, principalmente com foco na Revolução Industrial, as organizações estavam voltadas para os movimentos mecanicistas e a importância em ter “fazedores” de tarefas. A produtividade estava atrelada à linha de produção e pouco ou quase nada se falava de serviços. Até os anos 70 a internet era utilizada para fins de pesquisa e não tinha o alcance que vemos hoje. Portanto, com essa socialização e expansão das redes ficou mais clara a importância do conhecimento e da informação, bem como a importância dada aos serviços.

Ao longo da evolução das tecnologias da comunicação e informação o deslocamento dessa curva é notório e trouxe uma modificação imensa na forma como as organizações vêm seus, antes empregados, e de forma evolutiva os colaboradores ou time.

O mundo VUCA é um acrônimo em inglês que surgiu nos anos 90, durante a Guerra Fria, e que significa Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade traduzindo o ambiente em que vivemos hodiernamente.

A volatilidade diz respeito às mudanças constantes que estamos experienciando, um tempo fluido e líquido.

A incerteza está atrelada às dificuldades em prever cenários, visto que tudo muda o tempo todo em um ambiente inconstante. As observações sistemáticas e atentas podem ajudar, contudo não são garantias visto que uma solução adequada para um problema poderá não ser utilizado em outro, portanto, não existe uma solução única e tudo deve ser revisto o tempo inteiro.

A ambiguidade que está ligada a todos os itens anteriores, pois denota que não há resposta correta e que o jogo é repleto de imprecisões e o quanto é essencial observar o ambiente o tempo todo e de que forma é possível se reinventar e manter-se atual.

A Complexidade fala por si só e por todos os outros itens elencados, vivemos com estruturas complexas e que requerem planejamento e visão das mudanças tanto nos aspectos sociais, ambientais e culturais.

De que forma isso afeta sua organização? É perceptível que algumas empresas têm dificuldade de adaptação e que as gerações diferentes em um mesmo ambiente geram conflitos e o universo contemporâneo requer velocidade nas tomadas de decisões a partir da observação de novos cenários, bem como é essencial um ambiente colaborativo entre os pares.

Na contemporaneidade as organizações são orgânicas e requerem transformação na postura dos gestores. O fenômeno das mudanças é uma constante e requer um ambiente diverso, de autonomia e de soluções para diagnosticar rapidamente as dificuldades e utilizar as fragilidades em favor da tomada de decisões e do reconhecimento dos problemas. Tenham equipes multitarefas, que estejam alinhadas com seus propósitos e que busquem o sucesso de todos os envolvidos. Dê voz aos pares e incentive lideranças positivas, assim como o autogerenciamento e a realização dos pares.

Márcia Reis

Leia também:

https://ledonnectd.com.br/sera-que-as-organizacoes-estao-prontas-para-a-nova-geracao/
https://ledonnectd.com.br/preventiva-ou-corretiva-qual-a-importancia-em-descobrir-as-falhas-na-sua-organizacao/