A Cultura Organizacional está ligada aos propósitos de uma organização e além de indicar o seu DNA, funciona como uma verdadeira roda de leme para as organizações.
Mas como é formada a Cultura de uma Organização? Quais são os elementos observáveis? E de que forma atrair pessoas que estejam alinhadas aos fatores fundamentais presente no DNA da organização?
A Cultura Organizacional é formada por elementos como seu objetivo de existir, suas diretrizes estratégicas e as crenças de seus proprietários e da alta direção, que precisam, ainda, ser alinhadas com as de seus colaboradores, visto que todos possuem uma história própria e que baliza suas vidas.
Ao se determinar de forma clara e objetiva a Missão da organização, se estabelece sua finalidade e motivos para existir, o que auxilia na orientação das decisões, dos discursos e no alinhamento ao comportamento dos seus pares.
Já ao se definir a Visão organizacional, volta-se ao futuro, definindo-se as estratégias de crescimento, desenvolvimento e expansão de mercado, bem como ao planejamento para que esses objetivos sejam atingidos de modo que haja uma orientação para que o seu desenvolvimento ocorra de maneira ordenada.
Mas a Cultura também é aquilo que se ouve, vê e acredita dentro de um ambiente organizacional, e por esse motivo é fundamental que tenha suas bases estruturadas de forma transparente e que os envolvidos tenham a compreensão da magnitude e complexidade do seu alinhamento.
O que se ouve está atrelado ao nível superficial, ou seja, aos símbolos como a vestimenta, o comportamento das pessoas e suas falas. Já o que se vê pode estar ligado aos valores, principalmente aplicados nos processos decisórios, negociações e condutas dos gestores e que serão a base do comportamento dos seus colaboradores. Num exemplo simples podemos observar que se o discurso sobre ética empresarial é forte, mas a conduta nas negociações é obscura ou não é observada, a conduta ética será enfraquecida. Assim, o que se declara como crenças e valores deve ser efetivamente praticado na organização.
Uma organização não tem base sólida se seus valores não estiverem ordenados como um pilar estrutural para a organização. Esse fator está relacionado aos ideais e atitudes que podem trazer ou não a confiança dos seus colaboradores, tanto internos quanto externos. É um dos fatores fundamentais que podem balizar e motivar os envolvidos, bem como valorizar as ações da organização.
Por tudo isso é fundamental que ao se orientar o desenvolvimento da Cultura Organizacional se tenha bem claro quais são os motivos para ela existir. Mas, ainda assim, essa orientação pode e deve sofrer as mudanças que ocorrem no ambiente interno e externo, afinal a adaptabilidade faz parte do desenvolvimento organizacional.
Márcia Reis
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