O que é ambiente de negócios? Será que está centrado apenas dentro da estrutura organizacional? Não, o ambiente pode contemplar todo o macroambiente, ou seja os stakeholders que envolvem os profissionais, os acionistas, os proprietários ou sócios, bem como a legislação vigente, a sociedade impactada pela empresa, assim como as políticas fiscais, tributárias, jurídicas e sociais. É possível afirmar que os concorrentes também fazem parte desse meio. Nesse sentido, é fundamental que as organizações entendam como esse ecossistema funciona e quais as formas de promover o desenvolvimento organizacional.

Alguns fatores são importantes nesse desenvolvimento, como por exemplo, o recrutamento pessoal. É imprescindível que a organização promova a seleção por competências, contudo, antes de pensar que isso é obvio, reflita se a sua empresa tem de forma clara as competências para cada uma das funções e se há um plano de carreira estruturado. Outro ponto é a comunicação, essa tem um peso imenso na integração e engajamento da equipe. Como anda a comunicação interna? É clara e coesa com os princípios e a cultura organizacional? As políticas financeiras, de carreira, e compliance são informadas de forma ampla e coerente aos profissionais? Esses pontos são responsáveis, também, pelo desenvolvimento da organização, assim como investir em tecnologia, treinamento e desenvolvimento dos profissionais para que possam ser capacitados e tenham oportunidades de evolução na carreira. O plano de carreira é essencial e será assunto do próximo artigo.

A organização que deseja se desenvolver precisa olhar o ambiente externo e interno e observar quais são as oportunidade e ameaças, dessa forma se antever aos problemas e criar oportunidades de desenvolvimento. O quanto sua empresa precisa se desenvolver e em quais aspectos nota dificuldades?

Márcia Reis

Leia também:
https://ledonnectd.com.br/basta-nascer-com-vida-para-termos-direitos-e-obrigacoes/