Enquanto as hard skills englobam as competências técnicas fundamentais para o desenvolvimento das atividades laborais, as softs skills estão alinhadas com as competências socioemocionais dos profissionais como já se explanou em outro artigo. Mas o que são as deep skills? E qual a sua importância para o desenvolvimento e crescimento do profissional?
As Deep skills, cujo significado é profundo, são as atitudes que promovem e possibilitam que todas as competências técnicas e socioemocionais sejam desenvolvidas. Está ligada às motivações, ou seja, o motivo para a ação e funcionam como uma base essencial para dar solidez na promoção de todas as outras capacidades.
Alguns exemplos de Deep skills podem ser a autoconfiança, felicidade, honestidade, empatia e compaixão.
Como é possível desenvolver ou aprimorar suas Deep skills? É algo que não depende do outro visto que é profundo e está dentro das pessoas. Contudo, as organizações têm um papel fundamental em manter e promover um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, bem como trabalhar a cultura organizacional de forma que todos estejam alinhados com os propósitos da instituição.
Enquanto as Hards Skills são facilmente verificadas por meio de testes, análise de currículo, certificados e diplomas, as Soft Skills utilizando dinâmicas e trabalhos em equipe as Deep Skills depende de um olhar apurado da equipe de gestão de pessoas no ouvir a equipe e na avaliação de desempenho, assim como na pesquisa de clima organizacional utilizada de forma clara e coerente para proporcionar o alinhamento dos profissionais com os objetivos e sucesso organizacional.
As habilidades funcionais são profundas e requerem atenção constante dos profissionais visto se traduzem na paixão e pertencimento, bem como no entusiasmo de abraçar os objetivos da organização e elevar para atitudes que realmente farão a diferença para o crescimento e desenvolvimento das atitudes que proporcionem uma mente aberta e o olhar para as constantes mudanças nos ambientes organizacionais.
Trabalhar o autoconhecimento e entender sua capacidade é essencial na compreensão de quais as atitudes que requerem maior atenção e até transformação. Existem métodos para essa autoanálise e que falaremos nos próximos artigos.
Márcia Reis