De que forma sua organização percebe a importância de desenvolver e treinar seus pares?
As organizações contratam pelas competências, todavia o tempo todo precisam desenvolver seus pares de acordo com as estratégias e com as demandas do mercado, mas será que estão atentas ao potencial dos profissionais para novas possibilidades e de acordo com as mudanças constantes dos ambientes interno e externo?
O treinamento onboarding realizado na entrada de seus profissionais para integração é fundamental, pois nele se mostra os princípios e valores, bem como a função imediata do novo colaborador.
Contudo, o desenvolvimento deve ser constante. Para isso é fundamental ter um levantamento objetivo das funções, tarefas e competências para compreender se há lacunas e quais os elementos precisam ser desenvolvidos. O levantamento das necessidades de treinamento precisa passar pela avaliação de desempenho. Dessa forma, ficará mais claro quais os elementos precisam ser desenvolvidos ao longo do tempo e em quais prazos podem ser realizados.
De que maneira as necessidades de treinamento podem observadas? Algumas formas podem trazer os indicadores, como aumento de rotatividade, absenteísmo, queda da produtividade, sendo possível, ainda, levantar as necessidades por meio da pesquisa de clima organizacional, das entrevistas de desligamento, da solicitação de gestores e do acompanhamento dos canais externos. Sim, esse é um importante sinal de alerta de que algo não está bom e que precisam rever o treinamento de seus profissionais.
O serviço de atendimento ao cliente tem recebido mais demanda? Os clientes têm reclamado mais nas redes sociais? Quais as impressões os clientes externos têm da sua empresa e dos seus serviços? Um mapeamento das impressões aliado ao feedback dos gestores pode ser um sinal de alerta e as organizações precisam ter líderes atentos para esses pontos e que estejam dispostos a sair da zona de conforto e olhar de forma macro, ou seja, além da sua área.
De que forma os outros sistemas organizacionais impactam dentro das diversas áreas, visto que a organização é um sistema orgânico e que todas as partes estão interligadas e são interdependentes. O que ocorre no financeiro impacta na produção, que produz efeito no comercial e, por sua vez no marketing, sem dúvida terá consequências para os recursos humanos.
Nesse sentido, é fundamental que se veja a organização como um macroambiente e que todos tenham sinergia nos processos, bem como a importância de treinar e desenvolver os pares para outras áreas, e num momento de novas oportunidades poderá observar as competências desenvolvidas ao longo do período e, então, promover e dar oportunidades aos seus colaboradores, motivando e proporcionando o desenvolvimento que reverbera no crescimento e reconhecimento da organização.
Como sua organização vê a área de T&D e quais elementos são indispensáveis no potencial desses profissionais em curto, médio e longo prazo? As habilidades que devem ser observadas e aprimoradas para o crescimento estão atreladas à liderança, técnica, comportamental ou motivacional ou voltado para o corporativo?
O mais importante é não estagnar e movimentar sua empresa, demonstrando de forma clara e coesa o quanto o desenvolvimento é valorizado e precisa ser aprimorado constantemente.
Márcia Reis