Toda organização tem uma função social, um propósito e uma razão para sua existência. Isso fica explicito em sua cultura organizacional. Será que elas realmente sabem qual seu impacto na sociedade onde estão inseridas?

O impacto social é o que as organizações fazem para transformar o ambiente, não apenas o econômico, mas o socioambiental.

Não é um modismo, mas uma realidade em uma evolução natural da sociedade. Algumas empresas ainda ignoram seu papel e suas responsabilidades, ou pela completa ignorância ou pelo descaso. Em ambos os casos é preciso mudar e avaliar quais são as ações que podem ser tomadas, onde mesmo gerando retorno financeiro pode-se contribuir com a redução das desigualdades e tornar o ambiente um lugar melhor para se viver.

Filantropia é diferente de impacto social. A filantropia está ligada à doação de algo para pessoas carentes. Claro que é fundamental e auxilia diversas populações em risco social. Todavia, o impacto social está atrelado à responsabilidade social e impacto que cada organização promove em seu entorno. E de que maneira essas ações podem transformar a vida das pessoas, do ambiente e da comunidade onde está inserido.

De que forma sua organização poderá gerar impacto social? O principal ponto é revendo sua cultura organizacional e seus propósitos. Outra forma é apoiar causas sociais e promover junto aos seus pares de forma clara e coesa.

Pode-se, ainda, rever a cadeia de valor escolhendo fornecedores e parceiros com a mesma proposta de responsabilidade socioambiental. E avaliar se os processos que utiliza em sua produção são sustentáveis, criando indicadores sobre o impacto desses, bem como se as matérias primas utilizadas estão alinhadas com o modelo de gestão ambiental positiva e avaliação do impacto social.

A transparência em suas ações, também, é considerada um fator fundamental para seus clientes internos e externos, buscando ações sociais assertivas e positivas. Soluções de baixo custo que possibilitam o acesso por uma maior parte dos consumidores transformando sua organização de forma competitiva e acessível.

É fundamental desde o princípio que o seu empreendimento pense na viabilidade econômica atrelada aos impactos sociais e de que forma pode beneficiar as classes menos favorecidas. É possível ter lucro sem desequilíbrio e atendendo às necessidades socioambientais da comunidade onde está inserido.

Se pensarmos numa empresa que produz painéis solares em uma zona rural qual seria seu impacto social? Doar produtos ou ter um valor acessível para atingir o máximo de pessoas na venda desse produto que tem impacto no meio ambiente?

Proporcionar inclusão étnico racial, de gênero e acessibilidade em seu quadro de profissionais também faz parte dos impactos sociais das organizações, bem como promover ações de cuidado com a saúde mental e física de seus colaboradores.

Lembre-se que toda organização traz impacto no ambiente onde está inserida e que cabe aos seus gestores e alta direção utilizarem seu core de forma positiva e responsável.

Márcia Reis

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