Qual a importância do plano de cargos e salários e qual seu principal objetivo?

Ao longo das últimas décadas grande parte das organizações cresceram e necessitaram de aprimoramento na estrutura de gestão, principalmente na área de gestão de pessoas. A preocupação com a especialização e profissionalização dos envolvidos é um dos fatores que impulsionou essa transformação.

Todavia, é essencial pensar em quais são os benefícios em se adotar um plano de cargos e salários e ainda quem são os responsáveis por analisar, definir, implementar e comunicar aos envolvidos, assim como acompanhar e controlar a evolução da mudança, outrossim fazer ajustes quando necessário de acordo com os apontamentos ao longo do período e o impacto na produtividade e motivação dos envolvidos.

Embora o plano de cargos e salários seja uma ferramenta que serve para definir funções, requisitos e remuneração dos cargos em uma organização, de nada adianta pensar no método se não houver comprometimento e apoio da alta direção.

Essa ferramenta tem por objetivo organizar e padronizar os cargos e remuneração e, ainda, a finalidade de garantir competitividade salarial em relação ao mercado e então reter os talentos. Outro aspecto importante é o alinhamento com a promoção da igualdade de gênero, garantindo a transparência nos processos de contratação, promoção e aumento salarial, promovendo a isonomia.

Se bem implementado, contribuirá para o desenvolvimento do negócio, além de ser um ponto motivacional e estratégico. Se observarmos o que o mercado e, principalmente, os concorrentes estão fazendo é possível afirmar que a valorização dos profissionais é um diferencial competitivo e que pode auxiliar na retenção de pessoas. Um outro elemento que pode contribuir são os pacotes de benefícios ou mix de remuneração, contudo será assunto para outro artigo.

A implantação de cargos e salários requer primeiro a criação de uma política clara com as diretrizes e práticas requeridas para que todos compreendam como serão os critérios utilizados. É preciso atenção sobre desvio de função e sobreposição de tarefas, assim como remunerações especificas ou gratificações e premiações. Entrevistar e compreender as tarefas e funções de cada um dos profissionais é uma das principais etapas, visto que oportunizará a todos compreenderem seus papeis e então deve-se desenvolver um manual de operações com todas os cargos, com as funções descritas e as regras salariais.  Esse é um documento vivo, ou seja, precisará ser alimentado e atualizado constantemente.  

Márcia Reis