Empatia é a capacidade de projetar no outro as vivências, sentimentos e emoções. No ambiente laboral, torna-se essencial essa habilidade, pois, em geral convivemos com quem não escolhemos e com os perfis mais diversos por suas experiências, formação, crenças e hábitos. Nesse ambiente buscamos aprovação, reconhecimento e aprendizado com nossos pares. Faz-se urgente exercitarmos desde a mais tenra idade o olhar o outro com respeito e livre de julgamentos, mas se não tivemos essa base anterior sempre é tempo de transforma!
Para isso, cabem exercícios diários entender os seus privilégios e a ausência de oportunidade para o outro. Ensinar o que sabe não tira sua visibilidade no ambiente corporativo, mas sim mostra sua atitude de ser um líder. Liderar está além do saber técnico, deve ser visto como a possibilidade de praticar as habilidades socioemocionais, que compreendem, entre diversas, a empatia.
Se você é incapaz de entender situações do ponto de vista do outro, ou ouvir como se sentem, então você não tem empatia e terá dificuldade em liderar equipes, visto que, denota o desinteresse pelas relações interpessoais.
A empatia é cumprimentar as pessoas, independente de suas posições e cargos. Está alinhado com a disponibilidade em ajudar e apoiar o outro, mesmo fora do seu escopo de trabalho. Ter uma comunicação clara, respeitosa e coerente transforma as relações de forma empática. Esse é o segredo das pessoas que obtém sucesso e desenvolvimento pessoal e profissional, de forma permanente e evolutiva. A empatia é o elo forte de nossa sociedade e o que nos possibilita sermos melhores a cada dia! Requer autoconhecimento e prática constante de olhar as pessoas e os problemas de forma clara e direta, ainda que não concorde poderá ver do ponto de vista do outro para tomar decisões mais assertivas. Já praticou empatia hoje?