Tradicionalmente, o desenvolvimento das organizações esteve atrelado ao ganho financeiro e conquista de mercado, contudo nos últimos tempos é perceptível essa mudança. As grandes organizações estão transformando sua forma de ver que seu crescimento está associado ao desenvolvimento de seus profissionais, também.
Tão importante quanto investir em novas tecnologias é investir na transformação de sua equipe, na busca de talentos e pessoas que tragam novas ideias e estejam dispostas a crescer junto com a organização.
Todavia, de nada adianta contratar talentos ou pessoas com grande potencial se não houver a intenção de desenvolver suas habilidades e investir em planos de carreira e reconhecimento. Em médio e longo prazo trará apenas desmotivação e falta de interesse, assim como fuga desses profissionais para o mercado de trabalho.
Um dos primeiros pontos que as empresas precisam observar é sua cultura organizacional. Será que realmente transmite seus propósitos? Se uma organização diz que valoriza pessoas é essencial que isso esteja claro em sua missão, visão e valores. Outro fator fundamental é a avaliação de desempenho, mas porque fazer? Em geral deve-se ter em mente que avaliação precisa ser estruturada de acordo com o plano de carreira e precisa ter alinhamento com o potencial que se deseja dos profissionais. Todavia, de nada adianta avaliar se não souber o que fazer com os resultados, e ainda se não souber exatamente quais as necessidades do mercado e dos profissionais que estão em sua empresa.
Antes de pensar em desenvolver pessoas, observe os objetivos de transformar sua organização em um local em que as pessoas se sintam bem, almejem trabalhar e tenham o espírito de dono.
Na contemporaneidade as organizações que não estão atentas às mudanças e abertas às transformações dificilmente evoluem. Portanto, é fundamental ouvir as pessoas que fazem parte da sua estrutura, de que forma se sentem e quais são as dores que enfrentam em sua rotina de trabalho, quais as dificuldades internas e obstáculos que podem impactar na produtividade e por consequência no resultado de sua organização. Combater algo que não se enxerga pode ser comparado a navegar sem bússola ou estar num barco a deriva. Por esse motivo é essencial saber exatamente quais os objetivos ao se avaliar, planejar carreiras e implantar uma pesquisa de clima organizacional.
Questiona-se por que se deseja desenvolver as pessoas e quais elementos são essenciais na mudança organizacional? O que poderá trazer diferencial competitivo no ambiente organizacional que torne a empresa um lugar desejado para se trabalhar?
O desenvolvimento humano somente será atingido se houver antes a transformação da organização.
Quais os obstáculos que a organização tem e que podem ser diagnosticados e transformados de forma positiva? Ouça pessoas que entendem e podem auxiliar na transformação dos processos essenciais ao crescimento e desenvolvimento social em sua organização!
Márcia Reis
Leia também https://ledonnectd.com.br/ambiente-de-negocios-e-desenvolvimento-organizacional/