A comunicação é o processo no qual trocamos informações, ideias, pensamentos, sentimentos e mensagens. Pode ocorrer de diversas formas, embora a principal maneira seja pela fala e a escrita. É possível nos comunicarmos ainda por gestos, expressões faciais, linguagem corporal, sinais, símbolos, imagens, entre tantos outros meios.

As principais formas de comunicação são:

Ø  Verbal: Fala e escrita, como conversas e e-mails.

Ø  Não Verbal: Gestos, expressões faciais, linguagem corporal, tom de voz.

Ø  Escrita: Documentos formais, relatórios.

Ø  Visual: Imagens, gráficos, vídeos.

Ø  Digital: E-mails, redes sociais.

Ø  Massa: Mídia, TV, jornais.

Ø  Interpessoal: Face a face, reuniões.

Ø  Corporativa: Empresas, relações públicas.

 Cada maneira de comunicar-se possui seu propósito e influência nas relações interpessoais. A comunicação desempenha um papel fundamental na interação humana para a compreensão mútua e a transmissão de conhecimento.

Contudo, é preciso entender que a eficácia da comunicação depende não apenas da transmissão clara das mensagens, mas também da compreensão e interpretação adequadas por parte dos receptores.

Grande parte das pessoas já tiveram alguma dificuldade em se comunicar. Os problemas de comunicação podem ocorrer principalmente pelas barreiras linguísticas ou ruídos na comunicação e, ainda, por diferenças culturais.

Observe que a falta de clareza na mensagem, está alinhada com a habilidade de comunicar e requer autoanalise dos fatores que impedem ou dificultam essa ação. O comunicar-se de forma eficaz é essencial em todas as áreas da vida, seja pessoal, acadêmica ou profissional.

No campo pessoal ressalta-se que a comunicação pode estabelecer conexões, transmitir emoções, solucionar conflitos e promover confiabilidade e proximidade. A forma que a comunicação ocorre impacta na qualidade de vida, na saúde mental, segurança e autoconhecimento.

A comunicação desempenha um papel central nas relações interpessoais porque ajuda na construção e conexão significativa das relações, visto que a capacidade de se comunicar de maneira eficaz é uma habilidade fundamental para o sucesso nas interações sociais e pessoais.

Outro elemento é compreender que a comunicação também está alinhada com a inteligência emocional visto ser uma habilidade social. A inteligência emocional está atrelada com as competências socioemocionais, como compreender, aprender, ensinar e gerenciar emoções, não apenas em si mesmo, mas nos outros também. Envolve autoconhecimento, autocontrole, empatia, relacionamentos saudáveis, resolução de conflitos.

A inteligência emocional e a comunicação não violenta (CNV) são duas abordagens relacionadas que se concentram na comunicação eficaz, são interconectadas, mesmo tento origens e abordagens distintas, voltadas para a mesma necessidade: a de se comunicar de forma eficiente, eficaz e efetiva.

A CNV apresentada por Marshal Rosenberg é uma abordagem específica que visa aprimorar a comunicação interpessoal, buscando a compreensão e a empatia nas interações humanas.

Se concentra na resolução de conflitos e na comunicação mais compassiva. Por compassiva deve-se entender ser a criação de espaços seguros para expressar emoções e resolver conflitos de maneira construtiva.

Esse tipo de comunicação pretende promover relacionamentos saudáveis e uma compreensão mais profunda entre as pessoas. Para essa prática requer paciência, respeito, autenticidade e a disposição de ouvir e ser ouvido com empatia.

Ainda sobre a CNV é essencial desenvolver quatro componentes que são observação imparcial, em que se descreve uma situação de forma objetiva, sem julgamentos, seguida por sentimentos, onde se identifica e expressa os sentimentos relacionados à situação. Há ainda o elemento denominado necessidades, em que deve se reconhecer as necessidades subjacentes aos sentimentos. Por fim o que se denomina pedidos onde é possível formular pedidos específicos para satisfazer essas necessidades de se comunicar de forma positiva e assertiva.

O CNV propõe relações saudáveis e ensina a expressar-se de forma honesta e autêntica, ouvindo com empatia, respeito e buscando resolver conflitos de maneira construtiva. Na CNV é fundamental dizer como se sente ao invés de como o outro age, desta forma promove-se a percepção do outro e de si mesmo.

Nas relações interpessoais, tanto em âmbito pessoal como profissional é essencial uma comunicação clara, coesa e assertiva, nesse sentido é fundamental a observação constante de como a nossa comunicação se dá. Será que você consegue ser compreendido? Por vezes percebe que precisa explicar novamente algo ou que as pessoas ficam incomodadas quando comunica algo? É sempre importante levantar dados, informação e olhar como o outro se sentirá mediante a sua fala e ainda ao reportar algo pense em como você se sente e não em como vê o outro. Assim se exercitará a inteligência emocional e a comunicação não violenta.

Márcia Reis

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