Muito se tem falado sobre Soft e Hard Skills, mas o que realmente esses termos significam e de que forma são importantes nas organizações?
As chamadas Hard Skills são as competências técnicas que estão alinhadas com as habilidades que aprendemos nos cursos, graduações, idiomas, operação de máquinas, utilização de sistemas, ferramentas e metodologias. São essenciais para o aprimoramento técnico, aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento da carreira.
São elementos essenciais para se tornar um profissional capacitado e atualizado, assim como viabiliza a contratação e crescimento no ambiente profissional. Todavia, são elementos possíveis de serem aprendidos e ensinados.
Em contrapartida, as Soft Skills estão ligadas às competências socioemocionais e nem todos dominam essas habilidades. O que compreende as habilidades comportamentais? Quais elementos são ensinados e quais trazemos de nossa vida e história?
Ouso afirmar que grande parte dessas habilidades ou atitudes são intrínsecos e nem todos são dotados dessas competências. Contudo, não é impossível transformar e aprender, desde que se tenha consciência do gap. São denominadas como proatividade, comunicação, liderança, flexibilidade, respeito, negociação e persuasão. E, ainda, capacidade analítica, racionalidade e habilidade em lidar com conflitos e trabalhar sob pressão.
Como saber quais profissionais dominam essas competências e qual a importância de traçar o perfil antes da contratação? Fundamental perceber quais são as principais funções do cargo e quais conhecimentos, habilidades e atitudes são indispensáveis.
E você profissional como descobrir e aprimorar as competências socioemocionais?
Embora a parte técnica seja chamada de hard, difíceis, acredito que as consideradas Soft podem ser as mais difíceis de serem percebidas e desenvolvidas.
Por mais que as organizações busquem e contratem pelas competências técnicas, os fatores que levam à demissão estão atrelados às competências socioemocionais.
Buscar o autoconhecimento faz parte do crescimento pessoal e profissional, assim como o enriquecimento das organizações com profissionais de alta performance.
Márcia Reis
Leia mais: https://ledonnectd.com.br/category/gestao-e-desenvolvimento-de-pessoas/