A comunicação é uma das maiores fontes e desentendimento entre as pessoas, pois comunicação não é o que você fala e sim o que o outro entende. Então, como tornar sua comunicação mais clara?
Enquanto a comunicação é o ato de passar a mensagem ao outro, a linguagem é a forma de sinais utilizado para a comunicação.
Os gestores e líderes utilizam mais de 80% do tempo comunicando-se, sejam com suas equipes ou com seus clientes, e por esse motivo ela é um fator fundamental nos ambientes, tanto pessoais quanto profissionais.
A principal atenção deve estar na forma e elementos que se deseja comunicar, visto que não há gestão sem comunicação. Desde o planejamento, orientação, liderar e seguir instruções ocorre a partir da utilização da comunicação. E quanto mais assertiva melhor para todos os envolvidos.
Note que a comunicação está alinhada à percepção visto que, requer atenção, organização, interpretação e retenção e, em alguns momentos, pode gerar ruídos e obstáculos e criar dificuldades. Então, como ter uma comunicação adequada?
O primeiro ponto é saber o que se deseja comunicar e para quem, e partir daí escolher um canal ou forma de transmitir essa mensagem. Outro elemento essencial é ter dados e informações sobre o tema, visto que quanto mais dominamos o assunto mais teremos propriedade para transmitir a mensagem. Um aspecto também está alinhado com pensar antes de falar e escolher a forma de passar sua mensagem. Caso escolha a comunicação verbal, falada, escolha bem as palavras e observe como a pessoa que receberá essa mensagem poderá interpretar. E caso escolha uma forma escrita, veja e reveja os termos e formas que discorre sobre o tema. A empatia é um elemento essencial ao se transmitir uma mensagem, seja ela escrita ou falada, assim como o respeito e a bondade.
O silencio organizacional é um dos maiores geradores de ruídos, visto que ao não comunicar a organização abre brechas para a imaginação, o livre pensar e falar sobre assuntos não debatidos e esclarecidos, principalmente dos que não sabem ou não estão a par dos fatos e acontecimentos.
Tenha uma comunicação clara e constante com suas equipes, pense num plano de comunicação assertivo em todas as esferas. Comunique-se e mantenha informativos internos constantes e ouça as necessidades dos envolvidos.
Márcia Reis