O conceito foi trazido pelo escrito Nassim Taleb em 2012. O livro aborda um tema que tem despertado curiosidade e interesse.
O que realmente é antifrágil e como lidar com as transformações e incertezas que vivemos rotineiramente em nossa jornada?
O conceito de frágil perpassa por aquilo que se quebra facilmente e de pouca resistência, que se espedaça com atritos ou se danifica facilmente.
O oposto, poderia, comumente ser chamado de sólido visto os estudos de Tabeb partirem do âmbito financeiro. Ao nos referimos para outras áreas é possível fazer uma analogia como rígido ou robusto? Pense no conceito que traz a conotação de forte, inquebrável, resistente, contudo, algo que dificilmente muda. Se pegarmos uma bigorna e olharmos seu material veremos que é ferro forjado e não é algo maleável.
Segundo o autor, o contrário de frágil não é o robusto, visto que esse traz a concepção de inalterável. Já ao observarmos o que Taleb denomina como antifrágil pode-se atribuir a algo que sofre transformações e não se quebra tão facilmente, pois se beneficia das dificuldades e obstáculos.
Todavia, é preciso olhar de que forma o caos e as fraquezas podem ser benéficas e trazer elementos positivos. O primeiro ponto é compreender que estamos em um mundo em constante transformações e incertezas, em que a vulnerabilidade pode ser uma rotina em ambientes inconstantes e voláteis.
Assim como alguns elementos estão em constante metamorfose e se fortalecem com essas transformações é essencial observar de que forma é possível se beneficiar do caos. Segundo Tabeb, o antifrágil precisa do frágil para melhor entendimento e promover as mudanças e conduzir o frágil ao antifrágil. Ao levantar mais vantagens que desvantagens é possível identificar o que é antifrágil, como identificar riscos ou analisar cenários. Não há certezas, mas há indícios que levam a elaborar planos situacionais visando minimizar os impactos.
Se beneficiar das dificuldades é justamente estar atento a volatilidade do ambiente e de que forma as prováveis intempéries podem impactar e de que forma poderá ser ágil. Não há como fugir das incertezas, todavia é possível criar formas para lidar com algumas situações e tornar-se antifrágil. É natural evitarmos aquilo que desconhecemos, todavia é essencial para nos fortalecer com as diversidades e que tende a nos trazer a reflexão sobre o quanto dominamos ou não as mudanças que ocorrem nos ambientes internos e externos.
Embora vivamos em momentos complexos e inconstantes é essencial simplificarmos para sobrevivermos e isso engloba olhar as soluções à medida que as situações ocorram.
O antifrágil está alinhado a tomada de decisões e como olhar os cenários é essencial, embora os imprevistos ocorram e se faz fundamental estarmos preparados para lidar com as dificuldades e termos informações para uma decisão em cima dos cenários que ainda não se apresenta de forma total e que pode mudar constantemente. Como lidar com aquilo que ainda não sei ou que está em constante mudança?
Aprendendo a olhar as forças e lidar com as fraquezas transformando em oportunidades de melhoria constante e utilizando o caos ou as dificuldades de forma positiva.
Márcia Reis
Leia também: https://ledonnectd.com.br/mundo-vuca-o-que-e-e-como-utilizar-a-seu-favor/