Trabalhar em equipe é essencial para as organizações e deve ser incentivado pelos gestores e pela cultura organizacional.

É importante entender os tipos de equipes e as características de cada profissional, bem como as competências técnicas e socioemocionais dos envolvidos.

As pessoas e as organizações são diferentes e cada uma deve encontrar os principais fatores que promovam a interação e a união das equipes em favor do crescimento individual e coletivo.

É perceptível que o trabalho em equipe é salutar e em geral visa atender as necessidades dos clientes e compreender as particularidades de cada uma das áreas.

Na maior parte das organizações as equipes são compostas por pequenos grupos de pessoas e que estão alinhadas para desenvolver projetos, levantar problemas, tomar decisões, buscar soluções e equacionar questões que impactam na infraestrutura, crenças, finanças e demais aspectos essenciais para o crescimento e desenvolvimento da organização e de todos os profissionais envolvidos.

Há vantagens e desvantagens do trabalho em equipe e aqui busca-se trazer ambos de forma que se possa compreender as formas que algumas equipes se complementam ou estão sujeitas às adversidades.

Algumas das principais vantagens estão ligadas às necessidades de interagir e ao pertencimento, bem como ser aceito por seus pares. Outro fator é que as equipes de diversos setores trabalhando juntas podem observar elementos particulares de cada área e contribuir com o todo de forma sistêmica, assim como o compartilhamento de experiências a partir de visões diversas.

Por outro lado, alguns fatores podem denotar desvantagens como ego, centralização de chefias e pessoas que não estejam alinhadas com as necessidades estratégicas, bem como os excessos de gestores despreparados e que não observam as dificuldades individuais e coletivas. 

É fundamental que todos estejam na mesma sintonia e que compreendam a importância do seu trabalho e responsabilidade. O comprometimento de uns pode lhes trazer o excesso de trabalho, da mesma maneira que a procrastinação de outros poderá sobrecarregar alguns pares. Esse desequilíbrio em algum momento poderá ruir as relações e desestabilizar a equipe, reverberando na organização como um todo.

O desenvolvimento das equipes e a comunicação clara e pontual pode ser um elemento chave para o sucesso, assim como objetividade nas atribuições e planejamento das ações.

As pessoas precisam de maturidade para trabalhar com entregas, é essencial que esteja alinhado para suas competências, pois é bastante complicado trabalhar com o que não se domina. Outro fator elementar é ter lideranças que tenham habilidades socioemocionais desenvolvidas, dispostas a aprender, incentivar a participação e que ouçam os profissionais diretamente envolvidos nos processos.

Alguns preferem trabalhar sozinhos, contudo é importante compreender se isso denota a dificuldade em trabalhar em equipe ou apenas uma preferência, sendo o autoconhecimento um fator essencial nesse ponto. Todavia, em alguns momentos será preciso desenvolver atividades laborais com outros profissionais.

Mudanças e adaptações podem trazer desconforto, sendo considerado um fator difícil e até estressante para toda a equipe. Contudo, é necessário observar quais elementos são importantes serem transformados e de que forma poderá trazer benefícios a curto, médio e longo prazo.

É essencial trabalharmos as habilidades interpessoais e de comunicação, visto que sempre haverá vantagens e desvantagens em se trabalhar em grupo e para isso requer jogo de cintura e empatia. Afinal, é difícil ganhar um jogo em equipe sozinho.

Márcia Reis

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