Nas décadas passadas nossos pais e avós nos ensinaram que era essencial se manter em uma empresa e, se possível, fazer carreira ali. Quanto mais tempo permanecêssemos em um mesmo local, maior seria nossa visão de estabilidade. Independente de estar felizes e realizados.

Ao longo dos tempos foi-se percebendo que era necessário ficar em um local que trouxesse autorrealização e proporcionasse o desenvolvimento profissional, contudo permanecia a crença de longevidade num ambiente como fator fundamental para ser visto como responsável e confiável.

Na contemporaneidade e com a nova geração atualizou-se a noção de valorização, evolução e desenvolvimento de carreira. Se não há a percepção em médio prazo de possibilidade de evolução, logo se começa a busca por uma nova colocação.

A pergunta é: qual será a fórmula perfeita ou adequada? Será que existe uma orientação geral de como perceber se essa é a empresa perfeita?

O primeiro ponto que se deve compreender é que sua carreira não pode e nem deve depender da organização. Muito embora é essencial uma análise prévia, se a empresa não valoriza quem já está embarcado, é bem possível que não esteja disposta a valorizar quem está chegando e ainda nem mostrou seu valor. Outro aspecto a se observar é se há um plano de carreira, repense em entrar nesse barco. Como fazer isso? Pesquisando a cultura organizacional na página antes de entrar, assim como nas redes sociais e de trabalho, para entender como as pessoas se sentem nessa empresa.

Outro fator é que a sua carreira deve depender 90% de você, dos seus esforços e investimento em suas competências técnicas e habilidades socioemocionais.

Nem todos nascem líderes e com habilidades em comunicação, contudo é possível desenvolver e aprimorar. Assim, como nem todos nascem com todas as atitudes esperadas pelas organizações, contudo pode-se buscar quais elementos requer mais atenção. A sugestão é autoconhecimento para compreensão das suas dificuldades e quais as formas de aprimorar. Ter metas de curto, médio e longo prazo é essencial e pode transformar sua vida profissional. Pesquise o mercado e note quais são os elementos indispensáveis para seu plano de carreira e sucesso profissional. Quais são os aspectos que requer mais atenção e transformação?

A ansiedade, falta de foco, procrastinação, descontrole emocional, desorganização são os principais obstáculos no crescimento pessoal e profissional. Da mesma forma que ter objetivos claros e realistas, assim como não ter medo da mudança e sair da zona de conforto, podem ser aliados no sucesso profissional.

Os profissionais podem dominar todas as tecnologias e parte técnica de uma função, mas se suas habilidades socioemocionais não forem desenvolvidas podem ter sérios problemas nas relações interpessoais. Saber ouvir, falar não, ser flexível, praticar a empatia, respeito e humildade podem ser os diferenciais e esses elementos as instituições de ensino e corporativas não ensinam, sendo uma busca constante de desenvolvimento humano que cabe a cada profissional.

Busque empresas que estejam dispostas a investir em sua carreira, mas faça sua parte com planejamento, tenha objetivos e alavanque seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Márcia Reis

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