Quantas vezes percebemos a debandada de profissionais de nossa empresa e não compreendemos quais fatores podem ser o causador dessa rotatividade.

A contratação é uma demanda que gera custo, precisa de mapeamento das competências do cargo, abertura de processo seletivo com disponibilidade do tempo dos colaboradores de recursos humanos, bem como o processo de recrutamento e seleção demandará de sistemas e redes sociais, escolha de perfis que estejam de acordo com a cultura organizacional, dentre outras ações.

Após essa etapa, em geral, há o encaminhamento para documentação e registro formal do empregado, termo jurídico, cadastrando no e-social, redes credenciadas de saúde, refeições e demais benefícios que a empresa ofereça. O próximo ciclo requer treinamento para a nova função com disponibilidade de horário dos envolvidos, equipamentos e tecnologia, tanto no caso de um profissional que trabalhará no regime de home office ou de teletrabalho. Em caso de trabalho presencial requer a adequação de sistemas, acessos e demais processos, bem como os protocolos sanitários exigidos na atualidade, devido à pandemia de Covid 19. Tudo isso gerará um custo para a organização e que se for uma contratação de sucesso acaba sendo absorvida como investimento. Todavia, nem sempre o intento tem um desfecho de êxito, visto que o trabalho envolve seres humanos e nem todos entendem a importância da liderança positiva e que está atrelada aos fatores motivacionais dos envolvidos em todo esse processo.

O líder tem a função de motivar sua equipe em busca dos objetivos organizacionais, contudo alguns se perdem na ausência de empatia e excesso de arrogância e necessidade de poder. Líderes tóxicos contaminam o clima e afetam a produtividade e engajamento da equipe. É essencial que os gestores tenham perfil de mentores e possuam as competências comportamentais ideais para sua organização, por vezes nem o próprio profissional se dá conta de suas dificuldades nas relações interpessoais.

Urge criar indicadores para entender os motivos da rotatividade em sua organização, como avaliação imparcial e nas duas vias, tanto das chefias quanto dos profissionais, para compreender a visão de todos os lados e sob aspectos diferentes. Há algumas formas de entender o clima organizacional, como por exemplo, a pesquisa de clima, bem como as entrevistas de desligamento. Em geral o RH consegue ter as percepções dos envolvidos e, ainda que precisam ser desenvolvidas ou que possuem dificuldades nas relações interpessoais.

É notório e importante salientar que as contratações são realizadas pelas competências técnicas e, na maior parte das vezes, as demissões acontecem pela falta das competências comportamentais.

Quais métodos sua organização utiliza para avaliação de líderes? Como anda o treinamento e desenvolvimento da sua equipe? Você acredita que seus colaboradores são engajados?

É fundamental para o desenvolvimento das organizações e de seus recursos humanos, capital mais importante de toda e qualquer organização, que sejam respeitados, valorizados, capacitados e motivados constantemente. O ambiente está em constante mudança e não é aceito um ambiente profissional tóxico e sem empatia.

O sucesso da sua empresa depende de quem você tem ao seu lado e que pode agregar fazendo parte do seu time!

Márcia Reis

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